Uma dieta rica em alimentos vegetais tem tudo para ser benéfica à saúde. Este é o caso do veganismo, prática que apregoa o consumo de elementos naturais. Mas será que as restrições também são capazes de afetar a saúde bucal? Preparamos este artigo para responder a questão e trazer informações sobre a relação existente entre veganismo e saúde bucal. Ficou curioso? Prossiga a leitura. Ao final, veja como a Dra. Joana Ozi pode te auxiliar.
Certamente, muitas vezes que você foi ao dentista, o profissional chegou a te dizer que tudo o que é ingerido se relaciona com a saúde bucal. Sendo assim, não há como negar que o veganismo também se apresenta como um dos fatores que podem ou não trazer consequências à saúde.
Entenda bem: nem todo paciente vegano é propenso a desenvolver doenças bucais tal como os pacientes não veganos. O que ocorre, na verdade, é que a falta do uso de alguns produtos tidos como necessários para a higiene dos veganos aumenta o risco de evolução das bactérias. Por isso, identificamos a relação entre o veganismo e saúde bucal.
Além muito, há muitos debates acerca da nutrição correta dos pacientes veganos. Como não se alimentam de proteína animal, as vitaminas A, D e K2 podem sofrer baixa no sangue. Isso também ocasiona o aparecimento de cáries. No entanto, é fundamental manter cautela para identificar as melhores formas de agir caso este diagnóstico seja feito.
Ainda sobre o assunto veganismo e saúde bucal, sabemos que muitas dúvidas devem surgir sobre a manutenção do bom estado de saúde dos dentes. Em função disso, separamos alguns elementos que podem ajudar os veganos a seguirem com o bem-estar em dia. Veja.
O primeiro passo que os veganos podem dar para romper com o mal-estar da relação entre veganismo e saúde bucal é cumprir uma boa alimentação. Alguns alimentos são capazes de repor as vitaminas, que citamos anteriormente, no sangue. Eles são:
Alimentar-se destes elementos e pegar um solzinho pela manhã pode ajudar, e muito, a manter seus dentes saudáveis!
A escovação é uma tarefa básica. Esta deve ser feita todos os dias, pela manhã e depois das refeições. Para os veganos e não veganos, o reforço na escovação impede que as bactérias encontrem ambiente propício para a proliferação.
À vista desta questão, se você pratica o veganismo e tem medo de ter as vitaminas em baixa e, portanto, mais microrganismos na sua boca, não se esqueça de escovar bem os dentes.
Tanto o tipo de escova, quanto a maneira como o vegano faz a escovação pode influenciar no quão saudável serão os dentes. Deste modo, o indicado é optar por uma escova de cerdas macias e evitar de usar força excessiva na escovação para não comprometer a gengiva.
Gostou de entender mais sobre a relação entre veganismo e saúde bucal? A Dra. Joana Ozi é especialista em tratamentos de prevenção. Entre em contato para agendar sua consulta!
Aproveite para ler mais artigos como este no blog. Encontre:
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…