A prótese dentária é uma alternativa para melhorar a estética, a mastigação, má oclusão e a saúde bucal de um paciente. Seja porque sofreu a perda de dentes por motivos de acidentes ou por problemas oriundos da falta de higiene bucal. Mas, você sabia que existem diferentes tipos de próteses dentárias? Nesse artigo, a Dra. Joana Ozi esclarece suas dúvidas, confira a seguir!
É chamado popularmente de “roach”. Esse tipo de prótese é indicado para quem ainda tem dentes presentes na boca com uma estrutura forte. Isso porque a prótese é feita com uma composição metálica com grampos que são presas aos dentes remanescentes da boca. Dessa forma, a prótese auxilia na mastigação e na estética facial.
Conhecida também como dentadura, a prótese total removível é indicada para pessoas da terceira idade que já perderam quase todos os dentes. Essa prótese também tem a função de ajudar na mastigação e na estética. Além disso, a prótese é feita baseada na cor e formato dos dentes originais do paciente. Em contrapartida, esse é um dos tipos de próteses dentárias que, ao passar dos tempos, causa uma perda de estabilidade óssea na região mandibular.
A técnica do implante dentário é indicada para substituição do dente e da raiz. É fixada uma peça de titânio sob o osso interior do maxilar, servindo assim como suporte para a instalação das próteses. Esse método garante mais estabilidade para as peças ao longo dos anos.
As coroas são um dos tipos de próteses dentárias parciais. Ou seja, indicadas para pacientes que perderam apenas parte do dente ou apenas um dente. Essa técnica pode ser aplicada sobre um implante de titânio. Sua instalação pode ser cimentada ou parafusada. Além disso, as coroas dentárias podem ser produzidas em vários materiais, como: porcelana, resina ou até mesmo ouro. Essas variedades influenciam na durabilidade, estabilidade e resistência da prótese.
Essa técnica Inlay e Onlay é um dos tipos que próteses dentárias que funcionam mais como se fosse uma restauração. É necessário realizar esse procedimento quando há perda da estrutura dentária oriundas da cárie ou traumatismo. Pensando nisso, o material utilizado nessa técnica é a porcelana, considerado bastante resistente. Diferentemente da coroa, as técnicas inlay e onlay se destacam pelo seu acabamento estético e pela preservação da estrutura dentária restante.
Embora ambos tenham a mesma finalidade: substituir dentes perdidos, há sim diferença entre os dois procedimentos.
A diferença se dá pela próteses dentárias, na maioria dos casos, serem móveis. Apesar de existirem as fixas, é uma técnica mais superficial.
Já os implantes consistem em substituir de maneira total a raiz do dente que garante mais durabilidade e estabilidade.
É válido ressaltar que, para o funcionamento do implante, existe a necessidade de um dos tipos de próteses dentárias citados. Por outro lado, as próteses funcionam de maneira independente.
Deve-se evitar o acúmulo de resíduos. Cáries em dentes restantes podem desenvolver o quadro de periodontite e gengivite.
Além disso, para os pacientes que possuem próteses removíveis, é necessário uma escovação mais completa com acessórios específicos para cada modelo.
Aprendeu a diferença entre os tipos de próteses dentárias e se interessou por alguma delas? Agende sua consulta. A Dra. Joana Ozi é uma das dentistas mais renomadas de SP. Além disso, contamos com os profissionais mais capacitados do mercado.
Achou nosso conteúdo útil? Acompanhe nosso blog! Lá você encontra:
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…