Você já ouviu falar em odontofobia? Isso é a ansiedade e medo excessivo de frequentar dentistas. Conhecida também como a síndrome do jaleco branco, esse medo pode fazer com que muitos pacientes abandonem seus tratamentos odontológicos. Por isso, pensando nessa problemática, existem alguns meios alternativos para aliviar essa tensão ao entrar no consultório dentário. Aliás uma delas é a sedação inalatória que é menos invasiva. Venha conferir!
Primeiramente, a sedação inalatória, também conhecida como gás hilariante ou gás do riso, é composta por mistura de oxigênio com óxido nitroso. Essa técnica é chamada de “sedação consciente”, pois o óxido nitroso, um gás incolor, com teor adocicado que ao ser inalado tem o efeito de ansiolítico e relaxante.
O diferencial dessa sedação é que ela é menos invasiva. Além disso, durante todo o procedimento, os sinais vitais e de consciência permanecem estáveis. Ou seja, o paciente continua obedecendo a estímulos e comando verbais.
Antes de mais nada, os dentistas costumam indicar a sedação inalatória para:
Porém, os profissionais da saúde já contraindicam para determinado grupo que poder ser arriscado:
Os efeitos colaterais da sedação inalatória são considerados quase mínimos. Contudo, em alguns casos, o paciente pode sentir náuseas, vômitos ou diminuição na audição devido a pressão do óxido nitroso.
É válido ressaltar que a sedação inalatória é como se fosse uma anestesia suavizada. Mas dependendo dos casos não isenta o uso da anestesia convencional.
Para você que sofre de odontofobia, os profissionais da odontologia indicam a sedação inalatória como aliada nos seguintes procedimentos:
Você sabia que nem todos os dentistas podem realizar a aplicação da sedação inalatória? Porém, a Dra. Joana Ozi é altamente qualificada e especializada em todos os tipos de tratamento odontológico. Entre em contato conosco!
Esse conteúdo foi útil? Acompanhe mais em nosso blog!
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…