Alguns bebês já nascem com dentes. Entretanto, esta situação não é habitual. A primeira dentição costuma aparecer entre o terceiro e o sexto mês de vida da criança. Mas, esse parâmetro pode sofrer alterações de acordo com o organismo do indivíduo podendo apresentar desconforto ou não nesta fase. Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda como ocorre o desenvolvimento dos dentes, quais são os sintomas e cuidados. Boa leitura!
A primeira dentição do bebê é composta por dentes chamados decíduos. Mas, por conta da coloração mais esbranquiçada, ganharam um apelido e tornaram-se mais conhecidos como: “dentes de leite”.
Existem diversas curiosidades sobre o desenvolvimento deles e os cuidados que não devem ser esquecidos para que a evolução dos dentinhos do seu bebê seja saudável! Na sequência, tratamos a respeito desses pontos.
O início da primeira dentição é caracterizada pelo aparecimento dos quatro incisivos inferiores seguidos da quantidade semelhante no maxilar superior. Ou seja, a classificação dos incisivos, ao total, representa os oito primeiros dentes do bebê. Estes têm a função de cortar os alimentos.
Dos 14 aos 20 meses, compreende-se a fase do nascimento dos primeiros molares. Esses dentes servem para triturar ou rasgar alimentos. Por isso, é comum que os pediatras recomendem uma alimentação pastosa durante esta fase.
Contudo, como os molares são formados por um conjunto de oito dentes, somente entre 7 e 8 anos a criança apresentará a composição completa destes.
Já os caninos do bebê nascem no período entre o 18º e 24ª mês. Assim como na dentição permanente, enquanto decíduos também atuam para cortar alimentos.
Os sintomas da primeira dentição são variados. Com isso, muitas crianças podem apresentar uma série de sinais, enquanto outras têm a possibilidade de não apresentar indícios. Os mais comuns são:
Durante toda a fase da primeira dentição, os responsáveis pela criança devem estar atentos a limpeza bucal dela. Para isso, recomenda-se que seja feita a higienização com pano umedecido com água na gengiva do bebê todas as noites, enquanto os decíduos ainda não tenham despontado.
Contudo, quando os incisivos já tiverem aparecido, é indicado fazer a escovação normalmente, com o uso de uma escova apropriada, mas com água ao invés de creme dental.
Lembre-se, os açúcares presentes no leite podem causar cáries e placa bacteriana.
Depois de já ter cumprido essas etapas de limpeza, os pais devem levar o filho ao dentista para uma primeira consulta a partir do momento em que ele completar o primeiro ano de vida. Esse profissional, portanto, irá avaliar se a limpeza realizada até o momento foi a apropriada e concederá dicas de como realizá-la para do momento em diante.
Gostou do nosso artigo sobre a primeira dentição? A Dra. Joana Ozi está disponível para atender seu bebê! Com a odontopediatria, será possível o controle de problemas de saúde bucal dele! Não deixe de entrar em contato para agendar a primeira consulta!
Em nosso blog, veja outros artigos que podem ser de seu interesse. Lá estão:
Links úteis: clinica odontologica SP; dentista jardins; odontopediatria sp;
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…