Muitas pessoas sofrem de desconforto mandibular, ocasionado pelo mau posicionamento dentário. Contudo, esse problema pode gerar consequências futuras como: bruxismo, má respiração, mordida cruzada ou aberta, dentição torta e outros incômodos. Pensando nisso, existe uma área da odontologia específica para tratar esses problemas, chamada Ortopedia Funcional para Maxilares (OFM), que poucos a conhecem. Prossiga a leitura e saiba mais sobre ela!
Primeiramente, a ortopedia funcional para os maxilares tem a função de tratar e corrigir desequilíbrios ósseos, musculares e alterações posturais nos maxilares. Além disso, promove o alinhamento dos dentes, sem dor e sem extração de dentes.
Portanto, ambas as técnicas têm o objetivo em comum de tratamento e estímulo correto dos músculos da boca e mau posicionamento dentário. Mas existem pequenos detalhes que as diferenciam. Veja a seguir!
A ortopedia funcional atua diretamente no desenvolvimento dos maxilares, buscando o equilíbrio facial através de estímulos neurais. Isto é, o profissional especializado utilizará de aparelhos móveis específicos para que a rede sensorial na região da boca emitam mensagem para o sistema nervoso central. A partir disso, o corpo responderá a esse estímulo remodelando as estruturas ósseas e musculares.
Vale ressaltar que essa técnica não utiliza de força externa para realizar o tratamento. Essa técnica foi reconhecida em 2001 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como tratamento eficaz em utilizar forças naturais dos músculos da própria boca para resolver problemas atrelados a ela.
Antes de mais nada, a ortodontia tem a sua atuação na correção do posicionamentos dos dentes, mordidas e arcada dentária. Contudo, é limitada aos usos de aparelhos fixos ou alinhadores transparentes, que utilizam da sua força externa para demonstrar resultado no tratamento.
Antes de tudo, uma ressalva: a técnica da ortopedia funcional também funciona para adultos. Porém, é indicado começar o tratamento o quanto antes. Por isso, é indicado que os pais levem seus filhos regularmente ao dentista para que o problema seja avaliado e tratado com antecedência. O tratamento de OFM para crianças age ainda na dentição de leite, corrigindo problemas de má oclusão, mordida torta e evitando procedimentos mais invasivos no futuro como: extração de dentes e cirurgia de correção de estrutura óssea.
Existem uma gama de problemas que podem ser solucionados com a ortopedia funcional. Portanto, veja alguns deles:
Por fim, ficou interessado na técnica de ortopedia funcional? Agende uma consulta na clínica da Dra. Joana Ozi e resolva seus problemas. Ela é uma profissional altamente qualificados para realizar serviços de tratamento, prevenção e estética dental. Cuide do seu sorriso!
Achou nosso conteúdo útil? Acompanhe nosso blog! Lá você encontra:
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…