Os cuidados pessoais diários com a higiene bucal fazem parte da rotina de todas as pessoas. Ou, pelo menos, deveriam fazer. Aliado a isso, existem tratamentos odontológicos que auxiliam na preservação da saúde bucal impecável. Um deles é a profilaxia dental, mais conhecida como limpeza dentária. O procedimento deve ser realizado, no mínimo, a cada 6 meses em um consultório odontológico. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco!
O que é profilaxia dental?
Vulgarmente conhecida como limpeza dentária, é um procedimento realizado por um cirurgião-dentista em consultório odontológico. Diferentemente da limpeza diária feita pelo paciente, esse processo utiliza aparelhos específicos.
Nesse procedimento, o dentista é capaz de higienizar cada dente de forma individual, bem como a parte mais interna da gengiva. O principal objetivo é eliminar tártaros, placas bacterianas e manchas. Em resumo, podemos dizer que a limpeza dentária atua na prevenção de cáries e doenças bucais e periodontais.
A profilaxia dental é realizada em quatro grandes etapas. Veja, a seguir, os detalhes sobre cada uma delas.
As 4 etapas da profilaxia dental
1- Remoção de tártaro
A primeira etapa da profilaxia dental compreende a remoção grosseira do cálculo dental, conhecido como tártaro. Para isso, é utilizado um aparelho de ultrassom. Ele emite vibrações que quebram as placas de tártaro presas na superfície dos dentes.
2- Refinamento
Após a aplicação do ultrassom em todos os dentes, chegou a etapa de refinamento. Essa fase compreende a raspagem do tártaro utilizando curetas manuais. A remoção da placa é feita na porção coronária dos dentes, entrando levemente no sulco gengival.
3- Polimento
Na sequência à raspagem dos dentes com as curetas manuais, o dentista dá início ao polimento. Esta etapa é feita com escovas ou taças de borracha com o intuito de polir a superfície, deixando-a lisa o suficiente para impedir a aderência de placa bacteriana. Consequentemente, evita-se também a formação de tártaro naquele local.
4- Aplicação de flúor
A última etapa da profilaxia dental consiste na aplicação de flúor, elemento químico que tem como principal objetivo a prevenção de cáries. Além disso, ajuda a devolver minerais, favorecendo a produção de cálcio e fortificando os dentes.
Recomenda-se que a profilaxia dental seja feita 2 vezes ao ano, ou seja, a cada 6 meses. Essa frequência é ideal para impedir que o tártaro se infiltre na gengiva. Assim, evita-se o surgimento de doenças gengivais, como a periodontite e a gengivite.
Agora, você sabe quais são as etapas de uma boa limpeza dental? Então, conheça os 3 principais benefícios da limpeza correta de seus dentes.
Os 3 benefícios da profilaxia dental
1- Previne doenças nas gengivas
Antes de mais nada, a base de uma gengiva saudável é uma boa saúde bucal. Afinal, ao deixar de realizar a profilaxia, pode resultar em doenças periodontais, que farão mal a sua gengiva. Isso pode gerar até mesmo placas bacterianas. Em resumo, elas são uma patologia que inflama diretamente toda a sua estrutura dental!
A aplicação de flúor no local onde for necessário, evita que as doenças em sua gengiva venham a ser uma dor de cabeça.
2- Tchau para doenças mais sérias
Segundo a associação cardíaca dos Estados Unidos, a boca e o coração estão conectados. As bactérias entram pela nossa boca e podem alcançar outros órgãos. Mas quando entram em contato com o coração podem trazer diversos problemas.
Ou seja, além de auxiliar na prevenção de doenças bucais, uma boa profilaxia dental afasta enfermos ainda mais sérios. Em outras palavras, manter sua boca higienizada evita problemas no coração, diabetes e até mesmo infecções pulmonares.
3- Evita o surgimento de cáries
A tão temida cárie nada mais é que uma forma de deterioração dos dentes, provocada pelo acúmulo de placas bacterianas. Ela produz um ácido que pode oxidar o esmalte das dentinas e dentes. Além disso, essas bactérias são difíceis de serem notadas a olho nu, sendo assim, é necessário ir a um dentista. Contudo, apenas um profissional poderá fazer a limpeza da forma mais correta possível.
Na profilaxia dental será feita a raspagem do tártaro e retirada de manchas, a utilização do flúor será também de extrema importância. Com isso, fazendo a limpeza completa dos seus dentes.
Conte com a Joana Ozi!
Por fim, precisa de ajuda para fazer uma boa profilaxia dental e deixar sua saúde bucal ótima? A Joana Ozi é uma dentista especializada em estética dental. Nossa equipe muito bem treinada está aqui para contribuir para sua felicidade.
Em resumo, tratamos desde a estética dental, a prevenção de seus dentes e até tratamento dos mesmos. Portanto, nossa missão é deixar sempre que seu sorriso seja o melhor possível. Venha visitar nossa clínica odontológica em SP!
Por isso, entre em contato conosco para maiores informações e agende uma consulta!
Joana Ozi – CROSP 92.804