A odontologia estética é uma área que tem crescido muito. Afinal, quem não quer um sorriso saudável e bonito ao mesmo tempo? E um dos procedimentos que mais desperta o interesse das pessoas são as lentes de contato. E não estamos falando daquelas usadas para enxergar melhor. As lentes de contato dentais são ótimas opções para melhorar a estética. Mas, antes de fazer o procedimento é preciso ter atenção com alguns cuidados. Por isso, no artigo de hoje, a Dra. Joana Ozi te diz 3 dicas para ter atenção antes de realizar a técnica. Leia e confira!
Uma dúvida muito comum é sobre o uso de aparelho ortodôntico. Ele deve ser colocado antes ou depois do procedimento? O recomendado é que primeiro você acerte os dentes e a arcada dentária com o aparelho. Depois disso e de uma avaliação do especialista, você pode fazer o procedimento das lentes de contato.
Isso é ideal porque o aparelho ajuda a deixar os dentes mais alinhados e aí, o resultado será mais satisfatório para as lentes. Se for feito o contrário, o aparelho ortodôntico pode danificar as lentes e até manchá-las. Ou seja, será necessária a troca bem antes do tempo que ela deveria durar.
Assim como o uso do aparelho, antes de começar a pensar em colocar as lentes de contato dentais é preciso estar com a saúde bucal em dia. Para isso, é necessário fazer uma limpeza completa. O mesmo vale para outros procedimentos que envolvam a saúde bucal como restaurações e tratamento de canal, por exemplo.
Mesmo que seja um procedimento pouco invasivo e que não apresente riscos à saúde do paciente, é preciso ter um profissional especializado para ter o melhor resultado. Além disso, a indicação das lentes de contato dentais vão além da estética. Como elas corrigem até pequenos desgastes em dentes por bruxismo ou alterações congênitas no esmalte dentário, é preciso ter um histórico e realizar alguns exames de imagem para detectar que tudo está dentro do esperado.
De uma forma resumida, as lentes de contato dentais são películas ultrafinas. que possuem de 0,3 a 0,5 milímetros. Elas têm como principal objetivo ajudar na conservação dos dentes deixando a aparência mais bonita. As lentes conseguem dar um novo formato para os dentes. Ela e capaz de corrigir além da coloração, os seguintes problemas:
O procedimento geralmente é feito em três etapas:
1 – Análise de toda a boca do paciente
O dentista avalia a arcada dentária através de fotos e a partir daí, pode escolher a cor das lentes. Depois disso, o profissional realiza a moldagem com um material bem preciso e envia para o técnico.
2 – Confecção do material
Com todos os documentos enviados pelo dentista, o profissional vai criar as lentes com o material específico adequando as especificações de cor e espessura.
3 – Colocação das lentes
No dia marcado, o paciente vai até o consultório e o dentista faz a colocação das lentes.
A técnica é eficiente, segura e tem duração média de 15 anos. Mas, lembramos que esse tempo pode variar de acordo com o estilo de vida de cada pessoa.
Fatores como higienização da boca, uso do fio dental e consultas regulares ao dentista, por exemplo, influenciam direto na conservação e duração das lentes de contato dentais.
Está em busca de uma clínica odontológica em SP para colocar lentes de contato dentais? A Dra. Joana Ozi é uma profissional que tem mais de 14 anos de experiência. Além disso, toda equipe é altamente capacitada para proporcionar o melhor atendimento da região. Entre em contato agora mesmo e marque sua consulta!
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…
A radiografia digital odontológica pode ser utilizada no consultório para ajudar em diversos procedimentos. Leia sobre suas vantagens no artigo!