Ao longo dos anos, com o avanço tecnológico, surgem cada vez mais métodos de terapia odontológica. Essa evolução possibilita que os dentistas consigam oferecer os melhores tratamentos. Um desses recursos que é amplamente usado hoje dentro da área é a laserterapia odontológica. Ela possui diversos efeitos terapêuticos benéficos aos pacientes.
No artigo de hoje, a Dra. Joana Ozi irá explicar o que é, qual a indicação e como é feita a laserterapia nos procedimentos ortodônticos. Quer conhecê-la melhor? Continue lendo!
Entenda o que é a laserterapia odontológica!
A laserterapia odontológica é um procedimento que possui como base os raios laser. Apesar de usar feixes eletromagnéticos direcionados, esse tratamento não é invasivo e é bem tolerado pelos tecidos humanos.
Essa é uma terapia utilizada pelos dentistas para ajudar na resolução de algum problema e para auxiliar em outros tratamentos bucais. Isso por conta de sua ação cicatrizante, anestésica e anti-inflamatória. Ela é uma aliada!
Quais são as indicações para o uso da terapia?
Como dito acima, o laser é utilizado para fins terapêuticos. Por isso, é amplamente empregado em tratamentos ortodônticos como um auxílio. Porém, existem algumas indicações específicas onde a laserterapia funciona como um dos artifícios principais. Dentre essas situações estão:
- aftas, fissuras e feridas;
- dor de dente, como dores nevrálgicas;
- dores na articulação da mandíbula;
- após tratamentos invasivos, como pós-tratamento de canal e remoção de sisos;
- edema ou inchaço;
- pré-anestesia, já que promove uma melhor circulação na área onde é aplicada;
- herpes labial;
- alveolite;
- inflamação dentária;
- periodontite ou gengivite;
- entre outros.
Como é feito o tratamento?
O tratamento com a laserterapia odontológica é feito, geralmente, em sessões. Durante o procedimento terapêutico, o dentista direciona os feixes de luz na região pretendida e faz os movimentos recomendados para cada caso. Assim, há um estímulo à microcirculação e os tratamentos ortodônticos se tornam menos dolorosos.
A terapia pode ser realizada antes ou depois de um procedimento. Em cirurgias, por exemplo, o profissional usa o laser de alta potência. Já em tratamentos para amenização de dor, regeneração de células ou aceleração de cicatrização, o dentista usa o laser de baixa potência. A maneira como a laserterapia é utilizada pode ser adaptada para cada caso ou paciente.
Benefícios da laserterapia odontológica
Agora que entendeu o que é a laserterapia, você deve conhecer os benefícios desse procedimento terapêutico. Confira:
- diminuição do uso de analgésicos e antibióticos;
- redução do tempo de cicatrização;
- procedimento não invasivo (sem cortes e perfurações);
- não é doloroso;
- agiliza o retorno às atividades diárias;
- acelera a volta à rotina alimentar.
Conheça a Dra. Joana Ozi!
A Dra. Joana Ozi é especialista em tratamentos dentários. Oferecemos os melhores serviços e realizamos os procedimentos com todo o cuidado. Para nós, o seu bem-estar é prioridade. Se você está em busca de uma equipe odontológica experiente e confiável, está no lugar certo. Conte com a nossa clínica odontológica em SP!
Oferecemos serviços de cirurgia dentária, clareamento, limpeza, entre outros. Precisa realizar algum desses procedimentos? Entre em contato conosco e garanta o melhor acompanhamento!
Joana Ozi – CROSP 92.804