A endodontia é o ramo da odontologia que trata a parte interna do dente. Nessa especialidade, o foco é cuidar das lesões das cáries profundas e de doenças que afetam a polpa do dente. Outros dos cuidados do endodontista dizem respeito às lesões na ponta da raiz, parte do dente ligada ao osso, nervos, veias e artérias.
Essa rápida descrição foi apenas para destacar o que se deve esperar de um tratamento endodôntico. Daqui para a frente, vamos apontar o que há de novo nesse ramo, acompanhe!
A endodontia passou por importantes mudanças, nas últimas duas décadas. A primeira delas diz respeito à utilização de tecnologias. O uso dos modernos localizadores apicais eletrônicos, ultrassom, instrumentos rotatórios e microscópios clínicos odontológicos praticamente revolucionou os tratamentos endodônticos.
Os ganhos dessa evolução são procedimentos mais rápidos e seguros, com resultados mais previsíveis do que se tinha nos primeiros tempos da especialidade.
O emprego cada vez maior das tecnologias avançadas, adotado principalmente em clínicas odontológicas de ponta, tem levado a salvar dentes antes considerados perdidos. As principais conquistas das novas tendências tecnológicas englobam os procedimentos abaixo elencados:
Esses tratamentos em endodontia são realizados com ferramentas baseadas em tecnologias antes não existentes. Com eles, a endodontia agora apresenta alto grau de previsibilidade, o que torna mais viável planejar o tempo que o tratamento pode demandar, bem como antecipar o nível de satisfação que ele trará ao paciente.
As atuais formas de desenvolver os tratamentos endodônticos, aliadas às possibilidades avançadas das inovações tecnológicas, fazem a especialidade atingir resultados bastante promissores.
Com isso, dentes antes considerados perdidos, que apenas poderiam ser extraídos, agora são salvos. Estruturas dentárias antes tidas como impossíveis de tratar, quando diagnosticadas como restauráveis, têm hoje maior probabilidade de serem conservadas.
Isso, por conta de diversos equipamentos, entre eles as limas mais finas e flexíveis, os motores elétricos e equipamentos de odontometria eletrônica. A precisão desses instrumentos, conjugada com o alto nível de capacitação dos profissionais de endodontia atuantes nas melhores clínicas, chega a viabilizar tratamentos de canal em apenas duas sessões. Claro, isso vai depender de diferentes variáveis, mas é possível, em muitos casos.
As novidades em endodontia apontam um presente e futuro promissores para os mais diversos procedimentos. Em ambos os momentos, as inovações e potencialidades praticamente não têm limites. Para o paciente que recorre a tais tratamentos, os benefícios incluem maior conforto e economia de tempo. Dessa maneira, já é possível alcançar ótimos resultados, de maneira praticamente indolor e em poucas consultas.
Conheça tudo que a Dra. Joana Ozi pode fazer pelo seu sorriso. Agende já uma avaliação!
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…