Algumas doenças que afetam a gengiva acabam se manifestando para toda a região bucal. Portanto, cuidar da saúde da boca deve estar, sim, na lista de prioridades do dia a dia. Começando pela higiene diária, chegando ao acompanhamento médico necessário. Neste artigo, conheça as principais doenças ligadas à gengiva. Sintomas, surgimento e as melhores formas de tratamento.
Por mais que tenha um nome popular, a gengivite possui muitas características que não são de conhecimento popular. São nessas horas que a doença é ignorada e pode tomar grandes proporções. Em suma, uma das doenças que afetam a gengiva, a gengivite, começa em uma inflamação. São toxinas liberadas pela placa bacteriana que se acumulam nos dentes e causam vermelhidão, inchaços e sangramento na gengiva.
É um caso mais avançado da gengivite quando ignorada e não tratada. Todavia, os efeitos agora são mais graves. O processo se repete, já que as toxinas liberadas também causam irritação e inflamação. Depois, os tecidos se fragilizam e se separam do dentes. Nesses espaços criados entre dente e tecidos, as bactérias encontram possibilidades para proliferação. Consequentemente, as bactérias atingem a corrente sanguínea e entram no organismo.
As doenças que afetam a gengiva possuem consequências alarmantes, mas fornecem diversos sinais que estão se propagando. O estado normal da gengiva é em um tom rosado e uniforme, qualquer mudança na coloração já pode apontar que algo está errado. Além disso, sangramento em variadas intensidades e retração da gengiva são duas possibilidades.
Outros sintomas possíveis: inchaço, mau hálito e úlcera. O primeiro deixa o que antes era uma região firme, com uma textura mais inchada. Assim como acontece em outras partes do corpo, esse inchaço aponta problemas na região. Ulcerações (feridas) e mau hálito podem apontar a presença de doenças que afetam a gengiva. Além disso, durante o processo os dentes são afetados e podem ficar amolecidos.
O tratamento começa nas boas práticas de higiene bucal dentro de casa. Escovação dos dentes nas horas certas, utilização de fio dental, reduzir consumo de alimentos açucarado, bebidas alcoólicas e cigarro. Alinhada a esses cuidados diários e intransferíveis está a visita a um profissional de saúde bucal. Um dentista de confiança que vai identificar as possíveis doenças que afetam a gengiva ou até mesmo eliminar as chances de surgimento.
A forma mais segura de tratar das doenças que afetam a gengiva é com acompanhamento de profissionais da saúde. Busque agora mesmo pela Dra. Joana Ozi, dentista especialista com clínica odontológica em SP. Em nosso blog, confira artigos exclusivos sobre saúde bucal na terceira idade, saúde bucal da gestante, função do elástico do aparelho, escovação infantil e muito mais. Entre em contato e agende sua visita!
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…