Infelizmente, a disfunção temporomandibular (DTM) é um problema muito comum no Brasil. Estima-se que 75% da população brasileira sofra desse mal, principalmente mulheres na idade adulta. Seus principais sintomas incluem dor nas regiões da cabeça e do pescoço. Será que você tem essa síndrome? Neste artigo, explicaremos o que é, como corrigir e como a Dra. Joana Ozi pode te ajudar. Confira!
O que é disfunção temporomandibular?
A disfunção temporomandibular (DTM) consiste num grupo de alterações ou problemas nas articulações que conectam o maxilar à mandíbula. A ATM, como é conhecida a articulação temporomandibular, possui a função de realizar os movimentos de abertura e fechamento da boca. Além disso, é responsável pela mastigação. A disfunção dessa articulação é denominada DTM.
Causas
A DTM é uma síndrome multifatorial. Ou seja, existem inúmeros motivos que podem contribuir para o aparecimento da disfunção temporomandibular. Entre eles, os mais comuns são: alterações hormonais, estresse, ansiedade, má oclusão ou ausência de dentes, próteses desgastadas, traumas locais, etc.
Sintomas
A DTM se manifesta através de vários sintomas:
- dor de cabeça;
- dor no pescoço;
- dor nas têmporas;
- dor no maxilar;
- enxaquecas fortes e recorrentes;
- dificuldade para abrir a boca;
- zumbidos no ouvido;
- barulho ao abrir e fechar a boca;
- tonturas e vertigens;
- desgaste excessivo dos dentes.
Se notar a presença de qualquer um destes sintomas, procure imediatamente um dentista! Somente um profissional especializado poderá realizar o exame clínico, obter o diagnóstico correto e receitar o tratamento mais adequado. Portanto, não seja negligente com a sua saúde e procure apoio de um especialista!
Como corrigir a disfunção temporomandibular?
A partir da primeira consulta, o dentista examinará o paciente para identificar qual tipo de DTM ele possui. Ou seja, quais fatores causaram aquela síndrome. Para isso, são feitos exames clínicos e de imagem no local, além de um levantamento do histórico do paciente. Com base nisso, é feito o diagnóstico.
Tratamentos
A disfunção temporomandibular pode ser controlada com vários tratamentos. Por exemplo: relaxante muscular, analgésico, fisioterapia, laser, técnicas de relaxamento, termoterapia, terapia cognitivo comportamental, etc. A escolha do melhor método depende dos fatores que causaram a DTM.
Agora é o melhor momento para tratar sua DTM!
Você sabia que as queixas de dores temporomandibulares aumentaram durante a pandemia? O isolamento social e a insegurança pelo futuro têm causado dor na mandíbula e na cabeça, principais sintomas da DTM. Para contornar a situação ainda hoje, agende sua consulta com a Dra Joana Ozi. Estamos seguindo todas as normas de segurança. Aqui, tratamos seu problema com competência e responsabilidade.
Nossa clínica odontológica em SP está pronta para lhe atender!
Para saber mais sobre assuntos do universo da odontologia, acompanhe o nosso blog! Confira os nossos últimos artigos:
- Cuidados para ir ao dentista em tempos de COVID
- Como cuidar dos dentes durante a pandemia?
- Reabilitação dentária: entenda como o procedimento é feito!