A cárie dentária é uma infecção bacteriana comum, que causa a perfuração do esmalte dos dentes, gerando dor e desconforto. Ela surge diante da falta de cuidados de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental.
O consumo exagerado de doces e alimentos com açúcar também são um gatilho para facilitar o desenvolvimento das bactérias nos dentes. Em geral, esse é um processo silencioso, mas existem alguns sinais que ajudam a identificá-lo.
Para aprender como saber se você está com cárie, leia este artigo com atenção. E, é claro, não deixe de procurar um profissional em seguida para confirmar qualquer suspeita.
Quais são os principais sintomas da cárie?
O sintoma mais alarmante da cárie é, sem dúvida alguma, a dor. Porém, outros fatores também podem demonstrar que algo está errado. A sensibilidade dos dentes, por exemplo, aumenta bastante ao comer ou beber algo muito doce, frio ou quente.
A estrutura dentária também pode apresentar alguns furinhos e manchas marrons ou brancas na superfície. A gengiva inchada, dolorida e com sangramento avisa que a situação talvez esteja crítica.
Na fase inicial, vale dizer que, raramente, algum desses efeitos se manifesta. Por isso, é muito importante realizar consultas e limpezas de rotina a fim de averiguar se está tudo bem com sua saúde bucal.
Somente um profissional de odontologia pode confirmar seu diagnóstico. Ele utilizará equipamentos especiais para examinar o interior da boca e todos os lados dos dentes para identificar a presença de cáries e estimar a gravidade do caso.
Se a presença de furinhos for grande, ele também pode introduzir um pequeno instrumento nesse espaço. Por mais que pareça doloroso, não é, e esse procedimento é indispensável para avaliar a profundidade da cárie e a dor sentida pelo indivíduo.
As cáries também podem se estabelecer entre dois dentes. Para tanto, o dentista provavelmente fará a solicitação de um raio X para averiguar seu tamanho e qual tratamento será mais indicado para não prejudicar a estrutura dentária.
Para prevenir o surgimento de uma cárie, é fundamental que você escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia.
Mantenha sempre uma alimentação balanceada, que seja rica em verduras e legumes e com pouquíssimo consumo de açúcar. Aqueles alimentos que grudam nos dentes também devem ser evitados.
Principalmente, use fio dental com frequência. Realize uma limpeza metódica e cuidadosa para extrair quaisquer restos de comida que permaneçam entre os dentes. Essa ação é, entre todas, a mais recomendada para evitar esse problema tão inconveniente.
Com a orientação de um dentista, veja também outras providências que possam ajudar, como usar enxaguante bucal. Ele poderá recomendar o melhor para você e ainda acompanhará seu tratamento, se esse for o caso. Manter um sorriso perfeito e sem cárie não é difícil, mas depende principalmente da sua disciplina.
Você tem costume de realizar consultas de rotina a fim de conferir como andam seus dentes? Identifica algum sintoma ou teve diagnóstico confirmado para cárie? Como você lidou com esse problema? Deixe um comentário abaixo e conte sua experiência!
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…