6 cuidados pós-operatório para a cirurgia de implante dentário

Os implantes dentários são famosos por eliminarem o uso da dentadura e da ponte móvel. Com eles, o paciente consegue ter dentes fixos novamente. A cirurgia de implante dentário consiste na instalação de estruturas de metal no osso maxilar abaixo da gengiva. Contudo os cuidados pós-operatórios são muito importantes.  Apesar de simples, o procedimento requer atenção a esses pontos para sua eficácia. Veja, a seguir, as principais recomendações dos dentistas para a plena recuperação do paciente após a intervenção cirúrgica.

6 cuidados antes e após a cirurgia de implante dentário

1- Faça repouso absoluto

Após a cirurgia de implante dentário, é comum o surgimento de edemas e inchaços na região operada. Contudo, para limitar o acúmulo anormal de líquido no local – que surge 48 horas após o procedimento –, o ideal é fazer repouso absoluto. Isto é, evitar falar, se locomover e movimentar a boca. Quanto mais quieto você ficar, melhor!

2- Aplique gelo no local

Aplicar bolsa de gelo na face, especialmente no exterior do local operado, é ideal para reduzir inchaços. Além disso, diminui o sangramento e tem poder analgésico, ajudando no combate à dor.

As compressas de gelo devem ser aplicadas 24 horas após a cirurgia de implante dentário. Repita a aplicação várias vezes ao longo do dia, durante cerca de 10 minutos. Após isso, faça intervalos de 5 a 10 minutos durante as aplicações para evitar queimar a pele.

3- Não fume

A sucção do ato de fumar cria uma pressão negativa dentro da boca que pode ocasionar sangramento. Além disso, a nicotina pode atrasar o processo de cicatrização.

4- Evite cuspir ou fazer bochechos

Um pequeno sangramento é normal nas primeiras 24 horas pós-cirurgia. Sendo assim, para evitá-lo, é recomendado evitar cuspir ou fazer bochechos. O mesmo vale para o momento da escovação diária: enxágue a boca com cuidado, fazendo movimentos leves e suaves.

5- Tenha cuidado ao mastigar

Após a cirurgia de implante dentário, é normal sentir desconforto ao falar, abrir a boca ou mastigar. Portanto, o ideal é que a mastigação seja feita somente do lado que não foi operado.

O máximo de cuidado possível é necessário nesse momento para evitar que haja acúmulo de alimentos e resíduos que possam ocasionar processos inflamatórios no local operado.

6- Não consuma alimentos duros, quentes ou ácidos

A alimentação é fundamental para o sucesso da cirurgia de implante dentário. Isso porque alguns alimentos podem mover o pino do lugar e atrapalhar a cicatrização do procedimento. Portanto o ideal é evitar alimentos mais resistentes, crocantes e duros.

Além disso, evite ingerir alimentos ou bebidas muito quentes, pois podem causar inflamações. Acidez também é proibida! Portanto, evite frutas cítricas e refrigerantes.

Faça sua cirurgia com a Dra. Joana Ozi!

Quer ter um sorriso completo e bonito de novo? Faça o tratamento de implante dentário com a Dra. Joana Ozi! Entre em contato conosco e agende já a sua consulta na melhor clínica odontológica de SP.

Além disso, também falamos sobre tratamentos ortodônticos, estética bucal, odontopediatria e muito mais!

Compartilhe

Artigos recentes

Aftas: entenda principais causas e tratamento!

Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…

2 anos atrás

Quais são as principais doenças bucais?

Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!

2 anos atrás

O que é Necrose Pulpar?

Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…

2 anos atrás

O enxaguante bucal pode fazer mal?

O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!

2 anos atrás

Vai colocar lentes de contato dentais? Veja 3 dicas!

As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…

3 anos atrás

Mitos e verdades sobre os dentes de leite

Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…

3 anos atrás