Para evitar a cárie infantil, os cuidados com a saúde bucal devem começar bem cedo. E quando falamos cedo, é realmente desde a fase em que o bebê ainda não possui nenhum dentinho formado.
Iniciar uma rotina de cuidados com os dentes deve ser desde a infância, para que as crianças cresçam com este hábito e evitem problemas futuros, como as temidas cáries, tão comuns em crianças.
Para evitar este mal que pode causar dor de cabeça em qualquer pai, confira 6 dicas essenciais para evitar a cárie infantil:
Pode parecer bobeira, mas a higiene das gengivas do bebê também são de extrema importância. Tanto para garantir que não tenha ficado nenhum resquício de leite nos locais em que os dentes começarão a aparecer, quanto para já acostumar o pequeno com intervenções na boca.
O recomendado é que se limpe as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia, mas, especialmente, antes de colocar o bebê para dormir. Também pode ser usada uma dedeira própria, porém ela só é recomendada a partir dos 3 meses de idade.
Depois do surgimento dos dentinhos, mantenha os horários das refeições em ordem e, após cada uma delas serem feitas, incentive a criança a escovar os dentes. De início, os pais devem auxiliá-los, até que tenham capacidade suficiente para fazerem sozinhos.
Dê preferência a uma escova de cerdas macias. O jeito ideal de escovação é primeiro passar a escova na superfície interna de cada dente (parte de trás) e, depois, a área externa.
Em seguida, escovar a área usada para mastigar de todos os dentes e, por último, deve-se escovar suavemente a gengiva, com movimentos de vai e vem.
A principal função deste item é a remoção da placa bacteriana e de pequenos fragmentos que ficam entre os dentes e a gengiva, que podem causar a cárie infantil. O indicado é começar a usá-lo desde o primeiro contato de um dente com o outro.
É indispensável para a prevenção da cárie infantil. Ele até mesmo reverte o desenvolvimento de pequenas cáries antes de se tornarem visíveis.
O flúor é um mineral encontrado em fontes de água e possui cálcio e fósforo, responsáveis pela rigidez dos dentes. Sua aplicação deve ser direta, por bochecho ou pela utilização de moldeiras.
Esta dica pode até passar despercebida por alguns pais, mas ela faz toda a diferença. De forma geral, o recomendado pelos dentistas é que se reduza a frequência diária do consumo de açúcares industrializados e de amido, pois são amigos íntimos das cáries. Oriente seu filho a se alimentar com comidas mais saudáveis. Isso também fará bem à saúde do pequeno.
Para garantir que tudo está bem, é recomendável fazer visitas rotineiras ao dentista. Só um profissional competente poderá orientar as melhores soluções para a saúde bucal dos pequenos.
Agora que você já sabe algumas dicas para melhorar a saúde bucal dos seus filhos, confira também nosso artigo: Escova de dente infantil: como escolher a escova de dente das crianças?
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…