Quem usa o aparelho fixo por muito tempo sonha com o dia da “liberdade”. Ou seja, o dia em que vai tirar o aparelho de uma vez por todas. Só que, às vezes, a pessoa encara uma surpresa um tanto desagradável vinda do seu dentista: o tratamento não acabou, será preciso usar um aparelho móvel por um pouco mais de tempo.
Mas por que ocorre essa exigência? Todo mundo precisa mesmo usar o aparelho móvel? Qual a sua função no tratamento? Essas e outras perguntas podem ser respondidas se você continuar a leitura do nosso post. Acompanhe!
Cada caso terá uma indicação de uso específica. Somente o dentista poderá afirmar por quanto tempo o aparelho móvel será usado.
Geralmente, inicia com tempo maior diário, que depois será reduzido — a depender da evolução do tratamento. Se o dentista observar uma ótima estabilidade, poderá deixar o paciente utilizar o aparelho móvel apenas durante a noite.
É fundamental obedecer às instruções de uso para que o tratamento seja finalizado e alcance os resultados desejados. Caso contrário, o uso do aparelho fixo pode não surtir efeito.
O aparelho móvel é uma estrutura feita sob medida para cada paciente, uma vez que deve ser encaixado perfeitamente na boca, com apoio da gengiva e dos dentes. A parte metálica contida na estrutura feita de resina é responsável por promover a movimentação para o alinhamento dos dentes.
Sua principal função é manter os espaços, contendo ou expandindo o maxilar. É por isso que o seu uso colabora para a formação e desenvolvimento correto ósseo e bucal.
Por conta dessa relação com a estruturação da boca, é um tipo de aparelho muito recomendado para os mais novos, como as crianças e os adolescentes, dos seis aos doze anos. O aparelho precisa ser muito bem higienizado (limpo e de preferência conservado livre de germes), e é a disciplina do paciente, juntamente à manutenção periódica do dentista, que garantem o sucesso do seu uso.
Na verdade, o aparelho móvel é bastante utilizado na finalização do tratamento com o aparelho fixo, principalmente por adultos, com o objetivo principal de evitar que os dentes voltem ao lugar que estavam antes do uso do aparelho fixo. No entanto, é o dentista quem determina a necessidade do seu uso como complementação.
Seu emprego costuma ser indicado de acordo com o risco de o paciente perder a estabilidade dos dentes depois do período de tratamento.
É verdade que o uso do aparelho móvel garante o maior sucesso do tratamento, muitas vezes realizado por anos com o aparelho fixo. Nesse caso, o aparelho usado é mais conhecido como contenção ortodôntica móvel ou, simplesmente, aparelho de contenção.
Suas dúvidas foram esclarecidas? Caso exista mais perguntas, deixe-as aqui nos comentários!
Já sentiu dor ao comer uma fruta cítrica ou quando o sal bate na boca? A Clínica Joana Ozi explica…
Prevenir doenças bucais e cuidar da sua saúde geral. Confira agora mesmo as principais doenças bucais e saiba identificar. Veja!
Já ouviu falar da parte viva do dente? Essa região é muito sensível e pode "morrer" graças a necrose pulpar,…
O enxaguante bucal é item comum no ambiente familiar, mas precisa ser usado com cautela. Confira neste artigo!
As lentes de contato dentais deixam os dentes mais bonitos. Veja algumas dicas antes de realizar o procedimento no artigo…
Nem sempre é fácil inserir cuidados bucais na rotina dos pequenos. Por isso, separamos os principais mitos e verdades sobre…