Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o tratamento de correção ortodôntica não acaba na retirada do aparelho. Na verdade, existe ainda uma etapa para finalizar o processo. Esta envolve o uso do aparelho de contenção dentária. Quer entender qual o papel dele? Continue lendo o artigo!
O que é um aparelho de contenção dentária?
Como dito acima, o tratamento ortodôntico não acaba após o uso do aparelho fixo. É preciso utilizar a chamada contenção. Essa pode ser móvel ou fixa, a depender da necessidade do paciente.
O uso do aparelho de contenção dentária depois da etapa ativa é necessário, uma vez que existe a tendência dos dentes retornarem às posições iniciais. Dessa forma, ele serve para conter a movimentação dentária. Assim, garante que o resultado final seja satisfatório.
Como o aparelho de contenção dentária é utilizado?
Utilizar a contenção é um dos principais cuidados após a retirada do aparelho ortodôntico. Porém, para garantir que o tratamento completo seja um sucesso e não ocorra recidiva é preciso que o paciente utilize-o da maneira correta. Sempre seguindo as orientações médicas.
Existem dois tipos de contenção: a móvel e a fixa. O mais comum de acontecer é a instalação da fixa nos dentes inferiores e a necessidade de uso da móvel apenas para os dentes superiores. No entanto, existem casos em que é preciso estabelecer outras formas de pós-tratamento.
Como utilizar o fixo?
Já que estará colado aos dentes, a contenção fixa apenas precisa ser limpa. Desse modo, para fazer a limpeza de forma adequada é preciso usar fio dental e passa-fio.
Não tente tirar a contenção fixa em casa.
E o móvel?
No caso do uso do aparelho de contenção dentária móvel, geralmente recomenda-se que o paciente utilize-o a todo momento nos primeiros meses. É necessário retirá-lo apenas durante as refeições e na hora de fazer a higienização, tanto bucal quanto do acessório.
Por quanto tempo a contenção deve ser usada?
O tempo necessário de uso do aparelho de contenção dentária é relativo. Cada caso terá uma indicação de uso específica, que irá depender da evolução do paciente. Geralmente, o pós-tratamento ativo ocorre da maneira descrita acima, com o uso do móvel de forma frequente nos primeiros meses. Com a avaliação do dentista, se houver progresso essa rotina pode ser diminuída. Dessa maneira, o paciente pode ter a indicação de usar a contenção móvel apenas à noite. A necessidade do uso acompanha a evolução dentária.
É importante ressaltar que a visita e a avaliação do profissional devem ocorrer de forma frequente na fase de uso da contenção. Como dito anteriormente, a retirada do aparelho ortodôntico não indica o fim do tratamento. Além disso, o acompanhamento de um bom dentista, bem como suas instruções, são essenciais para garantir um resultado eficiente.
Faça o tratamento dentário com a Dra. Joana Ozi!
Está interessado em fazer um tratamento ortodôntico e melhorar o seu sorriso? Conheça a clínica odontológica em SP da Dra. Joana Ozi! Ela possui mais de 10 anos de experiência e conta com uma equipe qualificada de dentistas em jardins.joanaozi.com.b Se você está em busca de um procedimento para melhorar a sua estética ou saúde bucal, essa é a clínica certa. Entre em contato e agende uma avaliação!
Gostou de aprender mais sobre o aparelho de contenção dentária? Conheça nosso blog! Lá você encontra outros conteúdos como este. Confira alguns artigos interessantes abaixo:
- Sorriso perfeito: tipos de aparelho ortodôntico para alinhar os dentes
- Conheça o Invisalign: o aparelho ortodôntico transparente
Joana Ozi – CROSP 92.804
Links úteis: clinica odontologica SP; dentista jardins;