- Telefone:
- (11) 91429-3541
A radiografia digital odontológica é um exame que permite o dentista ter uma imagem de alta precisão de toda a boca do seu paciente. Ela é essencial para fazer o planejamento de procedimentos e tratamentos como na ortodontia, implantodontia e periodontia, por exemplo.
Diferente da radiografia tradicional, ela não precisa que o paciente fique com aquelas placas na boca. Além de causar incômodos, as imagens fornecidas não eram tão claras. Com a radiografia digital odontológica as imagens são obtidas a partir de um tubo de raio-X. O profissional passa o tubo pela boca do paciente e ele envia as imagens diretamente para um computador.
O procedimento acontece nas seguintes etapas:
1 – absorção da radiação emitida pelo tubo de raio-X;
2 – emissão do sinal elétrico do tubo para a boca do paciente;
3 – digitalização das imagens;
A radiografia digital odontológica é muito mais precisa nos resultados. Os aparelhos convencionais de radiografia exigem muita atenção no seu manuseio. Qualquer movimento do paciente, pode dar alteração nas imagens. Já com o modelo digital isso não acontece. Ele tem um software próprio de edição que permite que o dentista melhore a nitidez da imagem ou o contraste. Além disso, também é possível ampliar, adicionar anotações, realçar bordas e recortar onde o profissional desejar. Não há margens para erros no tratamento e resultado do procedimento.
Outra vantagem do exame é que ela não precisa ser revelada, as imagens são geradas direto na tela do computador do dentista dando um diagnóstico muito mais rápido. Em questões de segundos o dentista tem a imagem que precisa diante de seus olhos.
Por último, esse tipo de radiografia odontológica digital envia uma quantidade muito menor de radiação, já que usa apenas um pequeno e fino tubo. Como os seus sensores são digitais e mais sensíveis, exigem menos raios. Isso torna o procedimento ainda mais seguro.