Algumas das intervenções utilizadas em pacientes oncológicos podem causar efeitos colaterais. A quimioterapia, por exemplo, pode gerar lesões na mucosa bucal e disfagia. Para diminuir o impacto desses processos, os dentistas podem utilizar a tecnologia do raio laser. Neste artigo, nós explicamos qual o papel da laserterapia no tratamento do câncer bucal. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é a terapia de laser?
A laserterapia é um procedimento baseado na emissão de feixes de luz para realizar um tratamento não invasivo. Geralmente, é usada para resolver um problema ou auxiliar em outros tratamentos bucais. Nesse tratamento, o principal agente é a radiação eletromagnética. Ela é responsável por agir em processos cicatrizantes, anestésicos e anti-inflamatórios.
Entenda qual o papel da laserterapia no tratamento do câncer bucal!
Entre os principais tratamentos para o câncer de boca estão a quimioterapia e a radioterapia. Esses procedimentos podem ser agressivos e causar lesões na boca do paciente. O papel da laserterapia no tratamento do câncer bucal se encontra, principalmente, em minimizar os efeitos colaterais.
Como dissemos, a terapia de laser possui propriedades cicatrizantes, anestésicas e anti-inflamatórias. Isso faz com que o procedimento seja benéfico para pacientes oncológicos. Afinal, há o estímulo da microcirculação, que ajuda a diminuir a dor e as lesões causadas no enfermo.
Outros benefícios laserterapia no tratamento do câncer bucal
Além de ajudar a diminuir os impactos dos efeitos colaterais no enfermo, a laserterapia confere outros benefícios. Isso porque possui propriedades completas e funcionais em outros aspectos. Entre eles estão:
- diminuição do uso de analgésicos e antibióticos;
- aceleração do processo de cicatrização;
- procedimento não invasivo (sem cortes e perfurações);
- agiliza o retorno às atividades depois de algum procedimento;
- minimização da dor.
Onde mais a laserterapia pode ser utilizada?
Além de trazer ótimos benefícios para pacientes oncológicos, a laserterapia odontológica pode ser utilizada em diversos tratamentos. Suas propriedades podem ajudar outros enfermos com diferentes problemas bucais. Entre as indicações para o uso da terapia com feixes de luz, podemos citar:
- aftas, fissuras e feridas na boca;
- dor de dente;
- após tratamento de canal e remoção de sisos;
- pré-anestesia;
- herpes labial;
- pulpite (inflamação dentária);
- periodontite ou gengivite;
- entre outros.
Saiba como nossa clínica pode te ajudar!
A Dra. Joana Ozi é uma especialista odontológica que realiza diversos procedimentos bucais. Entre eles está a terapia com raios laser em pacientes oncológicos. Está em busca desse tratamento profissional? Contamos com uma equipe treinada e confiável.
Entre em contato conosco e saiba como nossa clínica odontológica em SP pode te ajudar!
Joana Ozi – CROSP 92.804