É inegável que a tecnologia é uma grande aliada no aperfeiçoamento de várias áreas de atuação. Por que na área da saúde diferiria? No artigo de hoje, a Dra. Joana Ozi explica as diferenças entre radiografia digital e convenial. Inclusive, o primeiro método é bastante utilizado para diagnosticar e tratar problemas dentários dos nossos pacientes. Continue a leitura e domine o assunto!
Afinal, o que é a radiografia digital?
A radiografia digital é uma maneira de captar imagens de qualquer parte do corpo por sensores digitais de raio-X. Nesse sentido, são emitidas imagens de alta resolução diretamente para um computador, onde a profissional poderá avaliar minuciosamente e detectar a causa do problema.
Radiografia digital e radiografia convencional: qual a diferença?
Vale ressaltar que, em ambos modelos, a finalidade é estudar e avaliar as estruturas ósseas do interior no nosso corpo.
No procedimento de radiografia convencional, o resultado é obtido por reagentes líquidos na câmara escura, que geram a impressão de um filme radiográfico. Caso o profissional deseje armazenar esse laudo de forma online, será preciso escanear a imagem para o computador.
Já com a radiografia digital, o processo é mais tecnológico e mais rápido. Ou seja, as imagens são geradas por uma película especial sensível ao raio-X. Ou seja, tais imagens são enviadas em poucos minutos para um computador. Além disso, os resultados são armazenados em uma nuvem, o que facilita as futuras avaliações, comparações e a eficácia do tratamento.
Quais são as vantagens da radiografia digital?
1- Diagnóstico preciso
Devido à alta qualidade e nitidez das imagens geradas pela radiografia digital, os profissionais podem avaliá-las com maior precisão. Isso porque a tecnologia permite que o profissional amplie a imagem em cerca de 60 vezes. Além disso, é possível inverter a escala de cores para uma análise mais certeira.
2- Mais sustentabilidade
Diferentemente da radiografia convencional, no modelo de radiografia digital não há emissão de filmes radiográficos, que são descartáveis, e não há uso de reagentes químicos. Consequentemente, haverá menos produção e descarte do lixo. Sendo assim, esse procedimento de radiografia é considerado mais sustentável.
3- Armazenamento das informações
Pelo fato de ser tudo feito por meio do computador, as imagens e laudos obtidos são armazenados automaticamente no sistema, em pastas digitais. Desse modo, há menos riscos de perda e extravios dos exames. Além disso, torna-se mais fácil o envio desses laudos para outros profissionais, sem a necessidade de impressão em papel.
Dra. Joana Ozi: clínica odontológica referência em tecnologia!
A clínica Dra. Joana Ozi é uma clínica odontológica em SP e dentista em jardins especializados em estética dental, odontopediatria e ortodontia.
Marque sua visita. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 94942-0604 ou pelo WhatsApp.
Esse artigo foi útil? Aproveite a visita e confira outros temas semelhantes. Veja:
- Você sabe por que ficamos com a língua branca? Descubra aqui!
- Gengiva inchada: descubra as possíveis causas e veja como tratar este problema bucal
- Conheças os 5 principais problemas bucais na infância!
Joana Ozi – CROSP 92.804
Links úteis: clinica odontologica SP; dentista jardins; odontopediatria sp;