Identificar a mordida cruzada em crianças é possível em muitos casos. Quanto mais cedo a alteração for percebida e tratada, menores são as chances do agravamento da irregularidade. Não intervir no problema pode gerar outros prejuízos que acompanharão o indivíduo pela vida. Dessa forma, torna-se ideal que o responsável seja capaz de identificar a mordida cruzada em crianças. Quer saber como? Prossiga a leitura!
Como identificar a mordida cruzada em crianças?
A mordida cruzada é uma irregularidade onde as arcadas dentárias, inferior e superior, não se encontram. Ou seja, não há a configuração de uma mordida perfeita. Na maioria das vezes, a inferior é mais proeminente que a superior. Mas, existem casos em que acontece o inverso, quando a arcada superior é mais alongada.
No geral, não é difícil de identificar esse problema em um adulto. Porém, perceber a proeminência, ou seja, a mordida cruzada em crianças pode ser mais complicado. Como os indivíduos que se encontram na fase infantil não tem a formação óssea completa, ainda podem haver mudanças. Porém, em sua maioria, já há uma organização dentária que tende para a mordida cruzada desde a infância.
1- Preste atenção na criança!
O que é preciso fazer para identificar a mordida cruzada em crianças é prestar atenção na criança. Seja no sorriso ou observando o pequeno lateralmente, se você notar um alongamento da arcada dentária é importante levá-lo a um profissional.
Algumas crianças, além do sorriso que sobressalente, apresentam outros sinais de mordida cruzada. Entre eles:
- má posição da articulação temporomandibular;
- dor de cabeça;
- zumbidos;
- problemas na deglutição, entre outros.
Permaneça atento a esses sinais!
2- Leve-as em uma consulta odontológica!
Além da observação pelo responsável, uma das ações mais recomendadas para identificar a mordida cruzada em crianças é levá-las ao dentista. O profissional é o mais experiente e capacitado para perceber o problema. Por isso, é importante que a criança, mesmo com dentes de leite, seja levada ao consultório odontológico.
Quais os prejuízos da mordida cruzada em crianças?
É importante que o problema da mordida cruzada em crianças seja identificado e tratado. Isso porque existem alguns problemas que surgem em decorrência dessa irregularidade. Eles podem prejudicar a formação da criança, bem como outros fatores. Entre eles estão:
- dores na face;
- prejuízos na fala;
- assimetrias faciais;
- problemas na mastigação;
- dificuldades na deglutição;
- irregularidades na respiração.
Como tratar a mordida cruzada em crianças?
O tratamento da mordida cruzada em crianças vai depender do grau de desalinhamento, bem como do tipo (posterior, anterior, bilateral ou unilateral). A terapia ideal deverá ser sugerida e acompanhada pelo profissional. Entre os tratamentos mais comuns estão o uso de:
- pistas diretas planas;
- aparelhos ortopédicos;
- aparelhos ortodônticos.
O uso de aparelho em dentes de leite, porém, deve ser uma terapia escolhida com cautela e acompanhada, certamente, por um profissional da área. Com todos os cuidados, o uso pode ser feito, bem como já é realizado com frequência hoje em dia.
Se não identificada ainda na infância, a mordida cruzada pode prejudicar o indivíduo ao longo da vida. É preciso, então, que o responsável leve a criança ao dentista. Consultar um profissional é o melhor a se fazer nesse caso! Ele irá identificar se realmente há um problema, quais são os tratamentos e irá orientar paciente e responsável.
Venha à Clínica Dra Joana Ozi!
Nós somos uma clínica odontológica localizada em SP. Oferecemos serviços de prevenção odontopediátrica, entre muitos outros.
Quer agendar uma consulta para a sua criança? Fale conosco! Você também pode nos contatar pelo telefone (11) 4770-0250 ou Whatsapp (11) 99647-7614. Venha nos conhecer!
Gostou de ler este artigo? Em nosso blog existem mais como este. Veja algumas sugestões!