A saúde da boca exige cuidados frequentes e que vão muito além de escovar os dentes ou de usar fio dental. A visita frequente ao dentista garante um bom cuidado com a saúde e precisa ser levada a sério para evitar problemas no futuro.
Dentre os procedimentos de rotina, a profilaxia, ou a limpeza dental como também é conhecida, está entre os mais importantes. Ela cuida da parte externa dos dentes, deixando a superfície livre de questões que podem gerar complicações.
Para proteger a sua boca e garantir ótimos resultados ao sorrir, veja por que essa etapa tem que ser realizada frequentemente.
1. A profilaxia elimina problemas bucais muito comuns
Por melhor que seja a sua higiene bucal, alguns quadros aparecem com frequência. A placa bacteriana e até o tártaro são muito recorrentes nos pacientes e precisam de um tratamento adequado.
A profilaxia inclui a raspagem da parte superficial dos dentes e a aplicação de produtos que ajudam a promover a limpeza adequada.
Assim, combate-se com eficiência essas questões, sem que seja necessário causar qualquer trauma aos dentes.
2. O diagnóstico precoce é possível durante o processo
Em geral, visitar o dentista para fazer uma limpeza significa não apenas realizar o procedimento, mas, também, conferir se está tudo em ordem com a região bucal.
Inclusive, durante o processo o profissional pode identificar uma cárie que ainda não havia sido notada ou os primeiros indícios de um quadro mais severo.
Dessa maneira, é possível diagnosticar os problemas com bastante antecedência, o que permite cuidados muito mais efetivos.
Quanto menor for o espaço entre as limpezas, dentro do limite mínimo recomendado, mais protegida fica a saúde da boca e mais perto do início qualquer questão pode ser identificada.
3. A saúde bucal fica muito mais protegida com esse hábito
Esses dois fatores fazem com que a limpeza dental feita de forma regular garanta, acima de tudo, a saúde da região da boca. Isso garante, por exemplo, que o tártaro não se aprofunde. Dessa maneira, não há riscos para as raízes dos dentes ou para as suas integridades.
Outro quadro evitado por essa limpeza frequente é a gengivite, que pode causar desde uma leve dor até quadros de inchaço e sangramento.
Além disso, reduzem as chances de infecções e processos inflamatórios que prejudicam a saúde e ainda causam incômodo.
4. A estética fica favorecida com dentes limpos
Ter uma boca saudável já é bom, mas também poder contar com um sorriso bonito é ainda melhor. Felizmente, o procedimento de limpeza ajuda a dar aquela aparência de dentes muito bem cuidados e que estão sempre adequados.
Sem as placas bacterianas ou de tártaro que comprometem o visual, a estética sai favorecida.
Além disso, os elementos químicos utilizados no processo ajudam a eliminar algumas manchas. Embora não seja um clareamento, há maior luminosidade para o sorriso, deixando-o ainda mais bonito.
A profilaxia regular é fundamental tanto para a saúde quanto para a estética. Por isso, não deixe de visitar um dentista especializado e de confiança para que seus dentes estejam sempre bem cuidados.
Você tem o hábito de fazer essa limpeza? Conte nos comentários e compartilhe suas experiências!