Se você sente dores de cabeça ou na região do pescoço por longos períodos, precisa dar atenção ao incômodo. Muito além de uma simples enxaqueca ou torcicolo, a sensação pode estar ligada a uma disfunção da chamada articulação temporomandibular.
Também conhecida pela sigla ATM, ela é responsável por ligar a mandíbula e o osso temporal do crânio, que fica próximo às nossas orelhas. E, por ser responsável por movimentos importantes da boca, é preciso estar atento a qualquer indisposição ou problema que apareça.
Quer entender melhor sobre o que é ATM e quais são os seus sintomas mais comuns? Então continue a leitura do post e comece a observar melhor se há alguma manifestação incomum em sua face.
O que é ATM e como ela surge?
A ATM é uma das articulações de maior complexidade em todo o organismo humano. Morder, mastigar, cantar, falar e bocejar. Todos os músculos relacionados à ATM controlam estes movimentos e é por isso que quando a disfunção chamada de DTM surge, qualquer ação se torna dolorosa e lenta.
A causa exata do problema ainda não foi precisamente determinada. Mas fatores como stress, ansiedade e bruxismo são algumas possibilidades: o indivíduo que lida com esses transtornos costuma forçar a mandíbula de forma recorrente e promover estalos, sem nem mesmo perceber.
Quais são os sintomas mais comuns?
Agora que você já sabe o que é ATM, é hora de passar para a próxima etapa: entender os sintomas. Sim, eles não se resumem apenas à dor de cabeça e no pescoço, sinais que podem ser confundidos com gripe ou resfriado.
Para começar, as dores de ouvido e a pressão atrás dos olhos costumam ocorrer com frequência. Muitas pessoas sentem também a sensação de que a mandíbula se desencaixa do rosto ao abrir e fechar a boca e a dor nos dentes passa a ser constante.
É comum, durante o bocejo ou a mastigação, sentir que a articulação está dolorida e repuxada. Se ela de alguma travar ou sair do lugar, então a preocupação deve ser redobrada, pois significa que o problema está bem avançado.
Por fim, pode ocorrer flacidez da mandíbula e o fenômeno da mordida cruzada, em que os dentes superiores e inferiores deixam de se encontrar da maneira certa quando a boca está fechada.
Como tratar o distúrbio?
Somente um dentista está apto para recomendar um tratamento para distúrbios da ATM. Através de uma consulta, ele fará exames específicos para diagnosticar o problema e determinar quão desenvolvido ele está. Se necessário for, haverá encaminhamento para um especialista em DTM.
De acordo com a possível causa, exercícios para controle do estresse, medicamentos que relaxam os músculos ou o uso de protetor bucal serão recomendados. Se a situação for muito grave, haverá a situação de uma cirurgia que realoque a mandíbula e proporcione força suficiente para que os movimentos não se percam.
E então, agora que você sabe realmente o que é ATM consegue identificar algum sintoma? Já passou pelo problema e conseguiu superá-lo através de um bom tratamento? Comente abaixo e relate sua experiência!