Na grande maioria das vezes, as pessoas procuram um dentista para fazer um implante dentário por motivos estéticos. Mas a verdade é que esse está longe de ser o único benefício do tratamento.
Os maiores benefícios do implante são aqueles em relação à saúde bucal do paciente, que vão desde a melhor percepção do sabor dos alimentos até a prevenção de problemas gastrointestinais.
Para que você avalie melhor, explicamos neste post as principais informações sobre o implante dentário e como ele funciona. Confira!
O que é um implante dentário?
O implante dentário é um pino (ou cilindro) de titânio inserido dentro do osso mandibular ou maxilar, abaixo da gengiva, para substituir a raiz do dente. Depois que os implantes são colocados no lugar, o dentista faz a colocação dos dentes substitutos sobre eles. Eles podem ser parafusados ou cimentados.
Embora não exista uma contraindicação absoluta para o uso de implantes dentários, alguns pacientes apresentam fatores de risco que podem chegar a diminuir os índices de sucesso do tratamento, a exemplo do tabagismo, da diabetes e da doença periodontal (gengivite).
Como funciona um implante dentário?
Por estar integrado ao osso (o que ocorre devido ao processo de ósseo-integração), o implante dentário oferece um suporte estável para a prótese, que é um dente artificial.
As próteses montadas sobre implantes, sejam elas parciais, sejam totais, não escorregam nem mudam de lugar na boca, conferindo ao paciente mais segurança em todas as funções bucais, especialmente em comparação com pontes ou dentaduras convencionais.
Quais os benefícios de um implante dentário?
Como já mencionamos, o implante dentário tem benefícios muito mais importantes para a saúde bucal do que simplesmente o fator estético. Explicamos os mais importantes para você.
Mastigação correta
Com um implante dentário, o paciente passa a ter todos os dentes outra vez, o que melhora o processo de fechamento da boca (ou oclusão) e devolve as condições ideais de articulação da mandíbula e de alimentação.
Maior percepção de sabores
As próteses removíveis têm palato, o que dificulta aos pacientes sentirem o sabor da comida. Ao usar um implante dentário, é possível manter a sensibilidade e sentir o sabor dos alimentos. Com próteses removíveis, a percepção dos sabores é de 10%, já com os implantes, a percepção dos sabores é de 85%.
Melhor funcionamento do organismo
A mastigação correta dos alimentos implica que estes são corretamente triturados, o que beneficia o funcionamento do sistema digestivo. A má mastigação pode originar problemas gastrointestinais e digestivos, mas o implante dentário faz com o que organismo funcione melhor e com mais saúde.
Não danifica outros dentes
As coroas sobre dentes são uma ótima alternativa estética e para preencher espaços vazios, mas precisam de desgaste nos pilares protéticos, o que danifica o dente e aumenta sua sensibilidade. Já para o implante dentário não é necessário desgastar dentes saudáveis.
Osso saudável
A perda de dentes faz com que a estrutura óssea dos maxilares se atrofie. O implante dentário, por sua vez, ajuda a preservar a o osso alveolar porque, ao ser inserido no osso, evita a reabsorção óssea e os problemas que dela derivam.
Mais estabilidade
A falta de estabilidade na arcada dentária pode ocasionar problemas estéticos, funcionais e fisiológicos em muitos dentes. Isso ocorre porque um único dente torto é capaz de entortar vários outros. Um implante dentário pode devolver a estabilidade de uma arcada dentária ao substituir o dente danificado.
Os benefícios que acabamos de listar estão todos relacionados diretamente à saúde bucal do paciente, mas o tratamento com implante dentário apresenta ainda outros benefícios, como ser um processo seguro (com 98% de índice de sucesso nos tratamentos) e indolor — com uma recuperação muito rápida. Além disso, o fato estético proporciona maior autoestima para o paciente e evita situações constrangedoras, como o deslocamento de uma prótese removível em público.
Agora que já conhece os benefícios do implante dentário para a sua saúde bucal, o site da Dra. Joana Ozi e agende uma consulta para dar início a esse tratamento!