A perda de um dente (ou mais) pode ocorrer durante a vida por conta de diversificadas situações. Além do incômodo, a situação resulta na queda da autoestima da pessoa. Funcionando como uma solução adequada, o implante de dente é cada vez mais recorrente. O procedimento é altamente fiscalizado pelos órgãos regulamentadores e, por isso, devem, por lei, fornecer toda segurança necessária. Ao longo deste artigo, entenda como funciona o implante de dente e quais são os seus benefícios.
Implante de dente: descubra o funcionamento
Função
O objetivo do implante de dente é fornecer uma base para prótese sobre implante. Com isso, almeja-se aproximar o máximo que conseguir de um novo dente após a perda do natural. O sorriso fica completo, a estética ganha equilíbrio e qualidade de vida por meio da correta mastigação e fala. É formado por um parafuso de titânio fixo ao osso, o qual será base para a nova coroa.
Procedimento
A cirurgia é o único caminho para o implante de dente. Primeiramente, existe a avaliação da real situação e alguns exames de imagem e etc. Durante o processo, a gengiva é aberta para a fixação do implante de dente no osso ser realizada. Primeiro é preciso realizar a fixação do pino e só depois da sua incorporação ao osso, a coroa.
- Ainda assim existe o implante de dente por carga imediata, quando o pino e coroa são colocados no mesmo dia ou em intervalos menores que o convencional. Tudo depende das necessidades do paciente e, obviamente, sua saúde;
- na falta de osso para receber o implante de dente, é preciso executar uma cirurgia do enxerto ósseo. Um material sintético ou outra parte do osso são utilizados para formar uma estrutura óssea adequada para o procedimento.
Benefícios
- O sorriso ganha mais harmonia e equilíbrio, agindo diretamente na estética facial, logo, na autoestima;
- próteses móveis podem oferecer problemas na hora do encaixe. Já o implante de dente possui o grande benefício que é a estabilidade onde é fixado;
- as chances de rejeição entre o material e o osso são baixíssimas;
- oferece melhorias para a mastigação (logo, digestão de alimentos), respiração e para a fala;
a limpeza e higienização do implante de dente é como em um dente natural, portanto não apresenta grandes dificuldades.
Cuidados
Antes de realizar o implante de dente, você obviamente estará já devidamente acompanhado pelo profissional. Entretanto, para conhecimento, vale ressaltar algumas contraindicações. Pessoas com cardiopatias, câncer ou diabetes podem realizar o implante de dente, porém com alguns cuidados adicionais. Fumantes ou usuários de medicamentos com bisfosfonatos podem enfrentar demoras ou problemas com a integração do material com o osso. O melhor mesmo é consultar o profissional da área, tendo em vista que cada caso é um caso.
Onde fazer?
A Dra. Joana Ozi é especialista em implante de dente. O tratamento é ideal para repor um ou mais dentes naturais perdidos. Entre em contato e agende sua visita.