Ter um sorriso bonito é uma das premissas da autoestima elevada. Por ser o nosso cartão de visita, ter perdido algum dente pode atrapalhar as nossas relações no dia a dia e mexer até com as nossas emoções.
O implante dentário é a solução perfeita para quem quer recuperar o sorriso e a felicidade. Até anos atrás, as alternativas que existiam se baseavam nas pontes fixas ou até mesmo em próteses totais — as chamadas dentaduras.
Com a modernização dos processos, outras possibilidades surgiram e uma delas é o implante dentário. Entenda mais sobre o mesmo neste artigo!
O que é um implante dentário?
Trata-se, no todo, de um dente implantado no espaço em que não há a presença do mesmo. Existem alguns tipos diferentes, mas o mais comum é o de titânio.
Tecnicamente falando, é uma estrutura de titânio posicionada no osso maxilar, abaixo da gengiva, para substituir a raiz do dente. Essa técnica é feita através de cirurgia. Em cima deste implante, é colocado o novo dente.
O implante é uma plataforma estável para o dente artificial porque é integrado ao osso. Quando a prótese é montada sobre o implante não muda de posição na boca e não escorrega durante a fala ou alimentação.
Como é feito?
A cirurgia para se colocar um implante dentário não é complicada. Com as técnicas avançadas que existem, muito mais desenvolvidas do que antigamente, este processo tornou-se um procedimento muito comum que, em alguns casos mais simples, pode durar apenas 20 minutos.
O procedimento é realizado no próprio consultório odontológico e é aplicada a anestesia local, sendo assim, o paciente não sente nenhuma dor.
O implante é feito a partir de dois processos:
- Etapa cirúrgica, em que são instalados os implantes que ficarão no lugar das raízes naturais dos dentes.
- Etapa da prótese, em que serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais que ocuparão o lugar do dente perdido.
Passo a passo
Depois de analisar os exames do paciente, o cirurgião-dentista extrai os dentes preservando o que resta do osso. E, importante: nem sempre a extração acontece no mesmo dia do implante. Tudo vai depender da decisão do dentista, que se baseará no melhor para o seu caso.
O próximo passo é parafusar uma peça de titânio, que servirá de pino para colocação do dente. O dentista faz uma pequena incisão (corte) na gengiva, com a finalidade de expor o leito ósseo para este processo.
Depois, pequenas brocas realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade, para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo cirurgião. Ele coloca um extensor do pino, local em que será fixada a coroa — a parte superior do dente.
Em seguida, o implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção cicatrizadora. Por fim, realiza-se uma sutura na região. Depois disso, o paciente fica em repouso de 3 semanas a 6 meses dependendo da situação.
Ao retornar ao consultório, o cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado à prótese. Durante o repouso, o paciente pode receber uma prótese provisória. Finalizado o processo (coroa instalada na prótese), é necessário manter uma boa higiene bucal e está feito: o seu sorriso novo em folha.
Precisa realizar um implante dentário? Saiba mais sobre como a Dra. Joana Ozi realiza esse procedimento!